Tirando a fralda do seu bebê sem traumas

O seu bebê está crescendo e o uso das fraldas está sendo bastante inconveniente para ele e para você também, mas como saber qual é a hora certa de começar a tirar as fraldas!?

Até dez anos atrás, a recomendação dos pediatras era uma só – a fralda tinha que ser tirada até 2 anos de idade. Hoje as opiniões são contraditórias, mas pesquisam tentar provar que a idade ideal é entre 24 e 32 meses, e não deve passar dos 4 anos, mas na verdade, quem determina a hora certa é a criança que tem seu próprio ritmo.

Quando ela está pronta para se livrar das fraldas vai começar a reclamar que a fralda está incomodando ou pedir para ir ao banheiro, principalmente na hora de fazer cocô. A partir deste momento, alguns conselhos médicos podem ser bastante úteis:

– Na primeira semana: leve o pequeno ao banheiro a cada 2 horas ao banheiro para fazer xixi. Você pode usar um piniquinho ou redutor de assento, o importante é que seja sempre no banheiro, nada de piniquinho passeando pela casa!

No caso do cocô, respeite os horários habituais do seu filho, se ele tiver prisão de ventre, será um pouquinho mais complicado e vocês juntos terão que ter muita paciência. Uma dieta rica em fibra poderá ajudar, assim como massagens abdominais e palavras de carinho para crianças que sofrem com o ressecamento e tem medo de ir ao banheiro em função do desconforto.

Atividades recreativas ao banheiro vão ajudá-lo a se distrair e a esperar pela “vontade” chegar.

Não espere que seu filho faça a higiene sozinho, você sempre terá que limpá-lo e vesti-lo novamente. Nesse fase, opte por roupas mais práticas, fáceis de da criança retirar sozinha, sem zíper ou botões como macacões.

Não se esqueça de parabenizá-lo quando ele conseguir concluir todo o processo. Vale até cantar parabéns, para incentivar seu filho a ir ao banheiro toda vez que tiver vontade. Vale até dar tchauzinho para o xixi e o cocô, ganhar adesivos, calçinhas ou cuecas novas!

Não vale colocar as fraldas na hora de sair para evitar o inconveniente do xixi na calça. Ao em vez disso, leve diversas trocas de roupa e esteja atento aos sinais! Algumas vezes você vai perceber que a criança para o que está fazendo e fica quieta por um tempo. Algumas vezes elas se abaixam para fazer o xixi ou o cocô, ai é a hora de correr para o banheiro, mas nem sempre dará tempo. Se o xixi escapar e escorrer pelas pernas, nada de bronca, troque as roupas do seu filho, explique a ele o que aconteceu  e peça a ele para que o ajude a limpar a sujeira feita. Esteja sempre preparado.

 

– Na segunda semana: continue levando seu filho ao banheiro, mas passe a deixá-lo sozinho, peça a ele que comunique após ter terminado suas necessidades para você poder finalizar a higiene.

É extremamente normal que neste período os pequenos tenham várias recaídas, afinal, para de brincar para ir ao banheiro não é prioridade para eles. Tente ser paciência e não de bronca ou ponha de castigo. Tente motivá-lo ao em vez disso! Você pode comprar diversas calcinhas e cuecas diferentes, divertidas para incentivar a criança ainda mais a abandonar a fralda, mostre para ele como a fralda suja é desagrádavel.

– Na terceira semana: deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, e se perceber que ela ainda não está pronta, pergunte algumas vezes durante o dia se ela não tem certeza de que precisa ir ao banheiro. Você deverá continuar fazendo a higiene do seu filho, mas já pode começar a ensiná-lo como fazer e a consientizá-lo da necessidade de lavar as mãos todas as vezes que for ao banheiro. Dê sempre o exemplo, leve ele ao banheiro com você!

–  Na quarta semana: chegou a hora de dar idependência ao seu filho, não pergunte, não cobre e não ofereça. Deixe que a criança já ao banheiro por conta própria.

Importante!! A hora certa de retirar a fralda noturna é quando ela começar a amanhecer seca, antes disso, serão muitas noites mal dormidas para você e seu filho.

Assim que você perceber que as fraldas começaram a amanhecer secas, retire a fralda de uma vez. Leve seu filho ao banheiro antes de dormir, e se ele voltar a fazer xixi na cama, reduza a quantidade de líquidos antes da hora dormir. Nas primeiras noites, levante de 3 em 3 horas para levá-lo ao banheiro, e já aumentando esse horário progressivamente até não precisar mais.

 

Anúncios

2 Comentários

  1. Rosany P. Gomes

    Boa tarde! Minha filha tem 4 anos, e já tem quase dois anos q tirei a fralda do período do dia, mas a da noite esta muito complicado. Pois já tentei isso de acordar a cada 3 horas, não dar liquido etc….Não resolveu nada….Ela faz xixi na cama e continua dormindo como se nada tivesse acontecido… O que posso fazer? Obrigada.

  2. maria

    meu filho tem quase 4 anos e não quer fazer coco no banheiro,só na calça,e o xixi ele faz direitinho ,nem a noite ele faz,não sei o que fazer com o cocô ,ele chora muito para sentar na privada ou no pinico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: