Ganho de peso durante a gestação, como saber a medida saudável

Nem todas as gestantes tem certeza de quanto podem engordar durante uma gestação. O  mais normal é ouvir das futuras mamães que não faz mal ganhar de 9 a 12 kilos, mas isso não se aplica as gestantes que apresentam um quadro de sobrepeso ou obesidade antes de engravidar.

É necessário, antes de mais nada, saber em qual faixa de peso você se encontra, para isso é necessário obter seu IMC. Para calculá-lo basta dividir o quadrado da sua altura pelo seu peso antes da gestação. IMC entre 26 e 29 indica a necessidade de restrição de ganho de peso durante a gestação – 6 a 7 kilos no máximo é o recomendam os médicos, sendo distribuídos da seguinte forma: 1 kg no primeiro trimestre e depois 0,3 kg por semana no segundo e terceiro trimestres.

Esse controle de peso se torna possível porque são nos últimos trimestres que efetivamente o bebê ganha peso, e ao contrário do que se acredita, a gestante pode sim, fazer uma dieta balanceda com acompanhamento de uma nutricionista buscando identificar vícios na alimentação que a levaram ao ganho excessivo de peso mesmo antes da gestação, evitando desta maneira, ganhar os quilinhos extras durante a gestação que serão difíceis de serem eliminados após a chegada do bebê e que podem dar origem a uma gestação de alto risco.

Para aquelas mamães que não tem como fazer um acompanhamento nutricional,  aqui vão algumas dicas de mudança alimentar que visam ajudar no controle de peso:

– Beba pelo menos 2 litros de água por dia, além de sucos naturais. Evite refrigerantes, mesmo os Light e Zero Calorias por serem estimulantes e conterem adoçantes artificiais que não fazem bem a saúde.

– Se possível, corte todo o doce! Chocolates, bolos, biscoitos, doces em conserva, geléias devem ser consumidos sempre em pequenas porções e somente em ocasiões especiais.

– Diminua gradualmente as porções de massa, e substitua o pão branco por integrais que podem ser encontrados facilmente nos supermercados.

– Faça sempre 3 refeições ao dia, ingerindo proteínas todas as vezes pois elas aumentam a saciedade. A proteína é extremamente importante para formação da placenta e do tecido mamário, expansão do útero, e o aumento do volume de sangue que passa de 2,6 kg para 4 kg. Dê preferência para as proteínas magras (frango, peixe e carnes vermelhas com pouca gordura em menores quantidades), queijos brancos e frescos ao em vez de embutidos (presunto, salame, mussarela, provolone) que contém uma maior concentração de sal.

As quantidades necessárias de proteínas podem ser obtidas com o consumo diário de duas porções de carne (boi, frango ou peixe) e duas porções de leguminosa (lentilha, grão-de-bico, feijão), sempre sendo consumido com sucos de frutas cítricas para melhorar a absorção do ferro.

– Coma sempre uma fruta entre as refeições; nada de biscoitos, bolachas, ou barrinhas de cereais que são mais calóricas e não contém as vitaminas necessárias. Consuma 1 banana por dia devido a grande concentração de ácido fólico presente nessa fruta. Tente variar sempre as frutas e dê preferência para as frutas da estação.

– Inclua sempre alimentos com alta concentração de ácido fólico em uma das principais refeições: vegetais folhosos verdes – brócolis, espinafre e couve, pães com grãos intregrais: aveia e gergelim.

– Troque o leite integral pelo desnatado, o mesmo vale para o yogurt que deve ser misturado a frutas e cereais, uma boa opção para o café da manhã.

– Faça exercícios com maior regularidade. Ao em vez de ir de elevador, suba um ou dois lances de escada, se for de ônibus, desça um ponto antes para poder caminhar um pouco mais. Alongue-se sempre que possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: