Alimentação x gestação – o que não pode e porque!

CAFEZINHO NÃO PODE NÃO


mulher grávida

Porque será que uma das primeiras coisas que os ginecologistas pedem que se evite durante a gestação é consumo do tão famoso cafezinho!?

Estudos comprovam que o consumo de cafeína durante a gestação pode dobrar os riscos de aborto, segundo pesquisa publicada no American Journal of Obstetrics.  A ingestão diária de 200 mg de cafeína, o equivalente a 2 xícaras de café,  já é o suficiente para aumentar em mais de 50% um aborto ou ocasionar uma série de outros problemas para o bebê, como por exemplo,  o baixo peso. Os estudos apontam que isso acontece porque a cafeína “stressa” o metabolismo ainda imaturo do feto, podendo diminuir a circulação sanguínea na placenta, o que também pode prejudicar o bebê. Se não for possível ficar longe, adote as versões descafeinadas e se limite a 1 dose por dia, de preferência no café da manhã misturado ao leite.

Vale lembrar que refrigerantes a base de coca também podem causar o mesmo efeito no feto e o consumo excessivo de chocolates além de contribuir para o aumento do ganho de peso também irá stressar  o feto e atrapalhar seu desenvolvimento.

DE ADEUS AO SUSHI

Carnes cruas ou mal passadas devem ficar longe do prato da futura mamãe devido á facilidade de se contrair toxoplasmose através delas. A toxoplasmose no início da gestação, se não diagnosticada, pode causar problemas oculares ao bebê,  encefalite e retardo mental, por isso, é necessário ficar atenta a todos os tipos de contágio que na maioria das vezes se dá devido à ingestão de carnes cruas ou mal cozidas. Além dos peixes e ovos crus, é recomendado que se evite a ingestão de frios e embutidos como mortadelas e presunto parma também. Prefira carne assadas e refogadas em lugar de bifes que podem não ser cozidos por completo. Todos os tipos de carnes podem transmitir a doença, por isso ao prepará-las em casa evite o contato direto com o alimento cru.

A maioria de nós já teve contato com a doença e não desenvolveu nenhum tipo de sintomas, tenha certeza de que seu médico irá pedir o exame de diagnóstico sorológico que irá mostrar se a gestante já possui o anticorpo.

DERIVADOS DE LEITE

Parece estranho mencionar que alguns derivados do leite possam ser nocivos a saúde da futura mamãee seu bebê, mas queijos moles, mesmo que sejam feitos com leite pasteurizado (queijo fresco, mozarela, gorgonzola, brie, e outros) podem causar listeriose. Transmitida pela bactéria Listeria monocytogenes, a doença tem início com sintomas parecidos com o da gripe, mas quando a infecção atinge o sistema nervoso, pode provocar parto prematuro ou aborto espontâneo, especialmente nosprimeiros meses de gravidez. Pode também causar meningite no recém-nascido, por isso, dê preferência aos queijos duros e curados como edam, emmental, provolone, parmesão, gouda, ricota pasteurizada e cheddar. Quanto ao próprio leite, o ideal é que o mesmo seja pasteurizado e fervido.

EVITE PRODUTOS DIETS E ADOÇANTES


Não é necessário se preocupar excessivamente com os ponteiros da balança a ponto de manter o consumo de produtos dietéticos quando não se é diabético. Mesmo que você se já esteja acostumada  a  adoçar o cafezinho e os sucos com adoçantes e o gosto do açúcar lhe parece doce demais. está na hora de parar. Alguns estudos indicam que o uso destes produtos durante a gestação pode causar má formação genética e atrapalhar o bom andamento da gestação, então para que arriscar!?

PASSANDO LONGE DO FAST-FOOD

Além de não trazer nenhum benefício nutricional e contribuir para o ganho de peso em excesso, os lanches e comidinhas rápidas dos shoppings Center, especialmente as frituras e doces, estão na nossa lista dos NÂO PODEM durante a gestação, pois estudos já comprovaram que mães que comem Jon Ford durante a gestação podem estar condenando seus filhos a terem compulsão por amar os mesmos alimentos e se tornarem dependentes. Até agora os estudos foram feitos com animais de laboratórios na Grã-Bretanha, no Royal Veterinary College. Percebeu-se que quando ratazanas grávidas são submetidas a uma dieta baseada em biscoitos, batatinha frita e doces, seus filhotes comem mais alimentos insalubres, sugerindo que nosso gosto alimentar já é programado no enquanto ainda estamos no ventre!

NÃO É PRECISO COMER POR 2

Durante todo o primeiro trimestre não é necessário que se aumente o consumo de calorias em função da gestação, o ideal é que se reduza o uso de alimentos altamente calóricos  como açúcares, gorduras saturadas e carboidratos em excesso, substituindo por proteínas de qualidades, grãos e bastante verduras e legumes, de preferência orgânicos. É somente no último trimestre que a ingestão de aproximadamente 300 calorias a mais é justificável, de qualquer maneira, isso irá depender se a gestante estava ou não acima do peso antes de engravidar. A sugestão é que se faça um acompanhamento nutricional para garantir que a cada fase da gestação, a dieta da gestante seja composta de alimentos altamente funcionais.

Hoje em dia já se fala em um ganho de peso na faixa dos 7 a 12 kilos, tudo o que passar disso minhas queridas, será excesso e ficará guardado em suas reservas de gordura, por isso, cuide-se!

Anúncios

7 Comentários

  1. Ahhhhhhhhh, eu só sinto desejo por sushiiiiiiiii! Vai ser duro esperar o bebê nascer para comer!!!!!! 😦

  2. Ludiane

    É proibido ingerir leite durant a gravidez??? Aguardo resposta…….

    • Claro que não Ludiane!! Quem te disse um absurdo deste!?

  3. thaires

    Mulher Gravida naum pode Passa Raivaa ?

  4. claudia

    ola gostaria de saber se alguem pode me indicar uma nutricionista com especialização em gestação sou de sao paulo obrigada e boa sorte p todas gestantes

  5. Thatty

    Adorei vai ser dificil ficar longe das batatinhas fritass!!!!kkkk

  6. luzinha

    gostei bastante pois sou viciada em queijos moles agora vou deixar de lado e cuidar do meu bener

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: