Bons sonhos para o seu bebê, o berço ideal.
A barriga está começando a crescer e está na hora de montar o quarto do bebê. Folhear revistas de decoração e visitar lojas irão ajudar a futura mamãe a decidir com qual cor pintar as paredes , que tipo de decoração e enxoval escolher e os móveis que irão receber o pequeno quando ele chegar em casa. O que as revistas e muitas lojas não falam, é que existem normas de segurança que atestam que o mobiliário que está sendo escolhido será seguro para seu bebê, por isso, antes de ir as compras, vale a pena saber pelo o que procurar.
O primeiro passo na hora de comprar oo berço do seu bebê, é verificar se ele atende às especificações técnicas, que garantem a sua qualidade, segunda as normas da A.B.N.T e INMETRO. Se a resposta for negativa, desista da compra mesmo que o preço seja atraente ou que o modelo seja exclusivo. Além disso assegure-se de que o berço possui garantia de fábrica e de que a empresa irá prestar assistência técnica após instalação se o produto apresentar defeito.
É importante saber que:
– O espaço entre as grades não pode ser superior a 6 centímetros, para evitar que a criança prenda a cabeça, os bracinhos ou outras partes do corpo, o risco do bebê sofrer uma lesão é muito grande.
– O berço escolhido deve ter, no mínimo, 1,30m de comprimento por 60 centímetros de largura. O estrado deve ter altura regulável – permitindo que o berço tenha diferentes níveis de profundidade (no entanto, a profundidade mínima deve ser de 49,5 centímetros e a máxima de 60 cm).
– O berço precisa ser feito somente com materiais atóxicos, inclusive a tinta utilizada, por isso, evite comprar móveis usados, ou seja, aqueles que são vendidos em sites da internet de onde não tem como se comprovar a procedência e se o móvel foi alterado.
– Dê preferência aos móveis de madeira e tenha o cuidado de observar se ele poderá soltar farpas. Parafusos, entalhes e outros detalhes de decoração deverão estar fixos ao móvel.
– O colchão deve ser plano e completamente ajustado ao berço (a distância entra as laterais do colchão e as grades do berço não pode ser maior do que dois dedos). Além disso, não esqueça de retirar a embalagem plástica do colchão.
– Na hora de montar o quarto procure posicionar o berço longe de janelas e tomadas e de preferência próximo de paredes que não possuam detalhes de decoração com apliques e faixas de papel de parede.
– Acessórios como protetores e cobertores não deverão conter apliques e botões e que possam vir a ser retirados pela criança. Fitas, bordados e bababos podem aumentar o acumulo de pó e devem ser retirados para lavar a cada 30 dias no mínimo.
– Na hora de dormir, nada de deixar enfeites e brinquedos dentro do berço, e nem cobrir o bebê com edredons e cobertores pesados que aumentam o risco de asfixia. Hoje existem no mercado sacos de dormir que ficam próximos ao corpo do bebê (bem parecido com macacões) que mantem o bebê quentinho e o rosto livre de tecidos.
– Quando deixar seu bebê sozinho no quarto, tenha sempre perto dele a babá eletrônica ligada. Alguns modelos novos avisam quando o bebê para de respirar ou fica muito tempo sem se mexer.
– Um banhinho acompanhado de uma massagem gostosa pode fazer com que o sono do bebê seja mais tranquilo.
– Não é necessário luzes ou luminárias acessas, manter o quarto iluminado criará um hábito que mais tarde terá que ser trabalhado, além disso, para que o organismo dos seres humanos processem uma série de neuro-transmissores e outros hotrmônios, é mais saúdavel que se mantenha o quarto no escuro para dormir.
Existem hoje no mercado uma série de modelos e tipos de berço, aqui vão algumas sugestões de bons fabricantes para se começar a busca pelo berço dos sonhos:
- Publicado em: De 0 a 4 anos - criando filhos pequenos ♦ Decoração
- Marcado:berço, berço per bambini, berço quater, berço sleeper, decoração quarto bebê
Eu recomendo a Per Bambini. Qualidade: nota 10. Atendimento: nota 100! Tudo de bom.