A espera de múltiplos, o que esperar de uma gestação de gêmeos

O médico vê no ultrasom, não um mas dois ou três coraçõezinhos batendo, ao em vez de um bebê vocês ganharam dois! Tirando a surpresa inicial, é importante que se saiba que as complicam não se iniciam nas trocas dobradas de fraldas e nem nas horas extras gastas em mamadas.

 Toda gestação de múltiplos carrega consigo um certo risco, por isso é bom que o casal esteja preparado e ciente do que possa vir acontecer durante os estágios da gestação.

De maneira geral sabemos que cada feto a mais no útero corresponde no geral a  01 mês a menos de gravidez, sendo assim gêmeos podem nascer ao redor de 36 semanas ou perto de 2,5 kg. Quando se espera por trigêmeos, a partir da 32 semanas ou quase nos 2,0 kg já é preciso estar com as malas prontas pois os bebês podem nascer a qualquer hora. A gestação de mútliplos mais arriscada seria a de quádruplos que em geral nascem por volta de 28 semanas, ou um pouco acima de 1,0 kg. Nesse período a prematuridade extrema se correlaciona às dificuldades de transporte de oxigênio para áreas nobres, como o tecido cerebral.

Para que a gestação chegue a termo e os bebês possam se devenvolver o máximo que puderem, algumas medidas são indicadas pelos especialistas:

- uso do ácido fólico durante toda a gestação e em alguns casos da progesterona;

- pré-natal detalhado, possivelmente a mamãe de múltiplos terá mais chances de ver e ouvir o coração de seus bebês nos exames de ultrasom;

- acompanhamento nutricional é fundamental pois além do controle do ganho de peso é necessário que a gestante esteja ingerindo quantidades mínimas de  vitaminas e proteínas para o desenvolvimento de mais de um bebê.  Proteína é o material de construção de toda célula e a construção de dois bebês necessita de muito material.

- repouso nos últimos meses da gestação. É sábido que o repouso na posição dorsal melhora a irrigação placentária, redução dos níveis da pressão arterial e melhora o aproveitamento energético para os bebês.

 Tipos de gestação gemelar

Gêmeos Idênticos: somente um óvulo é produzido e fecundado, mas divide-se em duas culturas de células completas, dando origem aos gêmeos monozigóticos ou univitelinos. Apenas um terço de todos os gêmeos são idênticos, metade meninas e outra metade de meninos.

 

 

Gêmeos Fraternos ou bivitelinos: dois ou mais óvulos maduros são produzidos ao mesmo tempo por um ou pelos dois ovários. Nesse caso, o esperma pode fundir-se com mais de um óvulo. É o caso de gêmeos fraternos, cuja semelhança entre si não é tão acentuada. Metade de todos os gêmeos fraternos são pares formados por menino e menina.

 

 

 Acesse o portal www.multiplos.com.br e confira outras matérias e reportagens a respeito de gestação de múltiplos.

About these ads

14 Comentários

  1. Leizy Silva

    toda gravidez gemelar e cesaria? e nunca chega aos 9 meses?

    • Nem sempre, sempre vai depender da opção da mãe em conjunto com seu ginecologista, mas no Brasil a opção mais adotada é a cesariana nesses casos.

  2. rosana

    eu adorei essa materia pois a mais ou menos dois anos a traz eu engravidei de trigemeos e tive um parto prematuro aos 06 meses de gestação e meus bebes nao sobreviveram por prematuridade .eu nao tinha muita enformação sobre como era e nem sobre os perigos ..

  3. rosana

    nao pois eu tive parto normal de trigemeos !!!!

  4. Renata

    estou gravida de gemeos, bivitelinos, sao 2 meninos.
    eu creio q va fazer cesarea tb, a nao ser que já chegue na maternidade tendo os bebês.. rsrrs
    mas fico feliz pq tenho visto muitos casos de gemêos q chegaram ate 37 semanas numa boa.
    =) até agora minha gestação está super tranquila, mas são muitos cuidados mesmo.
    Desde o inicio, minhas consultas são quinzenais e o máximo de tempo q passou entre uma US e outra foram 3 semanas heheheh eu to amando isso, vê-los sempre!!!
    bjoss

    • Oi Renata, na loja a gente vê sempre gravidinhas tendo bebês com até 40 semanas e bebês de parto normal, então se você tiver esse sonho vá em frente!!! Trabalhar com uma doula ajuda a te preparar para o parto!

  5. Verônica

    Olá,
    Gente estou cheia de duvidas e medos.. estou cm 33 semanas de gestação e há uma semana atrás é q descobrimos q são gemeos, depois de tudo preparado pra um menino descubro q tem outro bebe, nao sabemos o sexo, ms sabemos q estão em placenta unica cm batimentos cardiacos perfeitos e são quase do mesmo tamanho e têm o mesmo peso (pouco mais de 1,520kg)

  6. cida dantas

    estou gravida de gemios um casal eles estão na mesma placenta porem separados por uma membrana plasmatica,eles serão parecidos?e como é chamados no meu caso?

    • juliana

      Olha cida se vc estiver esperando um casal, não tem como eles serem identicos né, se fossem do mesmo sexo eles poderiam ser iguais. No seu caso eles são gemeos fraternos ou bivitelinos. Eu sonhava com um casal de gêmeos, mas Deus me mandou duas meninas, estou muito feliz e com 28 semanas.

  7. Taty

    Estou Gravida de Gêmeos (Placentas separadas) de 33 semanas…..e meu maior medo é minhas filhas ficarem no hospital por causa do peso. Com quantos quilos elas tem que nascer para o hospital liberarem??? Fiz um exame sábado agora e uma está com 1533kg e a outra com 1378ks, é pouco???

    • joice

      estou gravida de gemeos um casal tbm na mesma placenta é possivel isso pq todos dizem que é impossivel ter um casal na mesma placenta por favor tirem a minha duvida estou com 23 semanas..

    • alessandra

      oi Tati !!!!!!!!!!!! tb estou gravida de gemeos de placentas separadas e sao dois meninos!!!!!!!!!!!!morro de medo deles nascerem prematuros !!!!!!!!!!uma vez que estou tendo muita contraçao!estou de 27 semanas e 3 dias!!!!!!!!!!!me fale como foi os seus !!!!!!!!!!abraços!!!!!!!!

  8. paula

    oiii meu nome e paula estou gravida de trigemeos univitelinos, estou com 10 semanas ainda, mas as duvidas e insegurancas sao muitas. e bom saber que tem um lugar aonde posso compartilhar as minhas duvidas e tudo mais .

  9. nanah

    ola´meu nome é yoná estou gravida de 2 meses e ontem descobri serem gemeos,to muito assustada mesmo ja tenho uma menina de 6 anos,meu maior medo é que tenho uma prima que teve gemeos a pouco tempo e sofreu muito na gravidez muitas dores,muitas complicaçãoes..que seja o Deus quiser.beijos e bençãos a todas nós com gemeos..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: