Uso da progesterona durante a gestação

Com o crescente número de tratamento de fertilidade e recursos médicos, algumas ginecologistas e obstetras tem recomendado o uso de progesterona no primeiro trimestre da gestação como forma de prevenir um aborto no início de gestação, saiba porque o uso da progesterona pode ser indicado e qual o papel desse hormônio durante a gestação.

A progesterona exerce um papel importante  no preparo do útero para receber o óvulo fertilizado e da mama para secreção do leite. Durante a gestação, a progesterona atua disponibilizando para o uso do feto nutrientes que ficam armazenados no endométrio. A progesterona também é responsável pelo efeito inibidor da musculatura uterina, uma vez que se isso não ocorresse, as contrações expulsariam o óvulo fertilizado ou até mesmo o feto em desenvolvimento.  É ele o hormônio responsável pela sonolência e letargia dos primeiros meses da gestação,  segundo o dr. Hans Halbe, obstetra do Hospital das Clínicas, em São Paulo “a progesterona atua deixando o metabolismo mais lento, de maneira que a mulher não queira sair correndo”.

Este hormônio também é o responsável pelo crescimento das mamas da mãe e atua no desenvolvimento dos órgãos sexuais do futuro bebê.

 De uma forma geral, quando identificado um saco gestacional intra-uterino, as dosagens de B-hCG devem ser superiores a 1000mUI/ml e as de progesterona superiores a 5mg/ml, essas dosagens são obtidas através dos primeiros exames de sangue que seu ginecologista irá solicitar e são importantes para detectar uma possível ameaça de aborto, principalmente em casos onde a gestante teve algum tipo de sangramento nas primeiras semanas.

Gestantes que possuem um valor abaixo de 5mg/ml  no início da gestação podem ter a indicação médica de ingestão de progesterona durante todo o primeiro trimestre devido a insuficiência do corpo lúteo. As causas mais comuns de um quadro deficitário na produção de progesterona são o stress, a dieta, o uso de xenobióticos (substâncias químicas estranhas a um organismo ou sistema biológico,  são os hormônios sintéticos e que tiveram suas moléculas alteradas – ex.: Primolut®, Farlutal® – bem como aos subprodutos do petróleo, como herbicidas, pesticidas, etc). A reposição pode ainda ser indicada caso haja histório de abortos repetidos ou gravidez de alto risco (idade e doenças pre-existentes).

Se a dosagem do hormônio estiver normal, o uso da progesterona durante a gestação deve ser avaliado por um médico a partir do histórico da gestante, sendo assim, nada de sair se auto-medicando, consulte seu médico e peça para fazer os exames de dosagem caso ainda não tenha feito.

About these ads

145 Comentários

  1. Nadja Soares

    Gostaria que alguem me deixasse mais tranquila….

    Estou grávida pela primeira vez, e quando eu descobri que estava grávida minha taxa de progesterona deu 17,6 e minha médica pediu para tomar ultragestan de 200mg e repetir o exame após oito dias, refeito o exame a taxa aumentou para 29,7; daí ela pediu para eu terminar a caixa e depois de três dias repetir o exame, assim feito e me assustei com o resultado baixou para 13,5, então liguei para minha médica ela disse que me ovário não estava produzindo o hormônio, e para aumentar o uso do ultragestan para duas vezes ao dia 200mg pela manha e 200mg pela noite.
    Só que as pessoas me falam que é para eu ficar em repouso, só que a médica não me informou nada pelo telefone….
    O que devo fazer?????
    O feto vai se prejudicar por meu organismo não fabricar este hormônio?????

    Aguardo resposta,

    Grata,

    Nadja

    • Nadja querida, nossa sugestão é que você volte a procurar por sua médica para tirar suas dúvidas, se mesmo assim não estiver confortável a respeito, procure um outro ginecologista para ter uma segunda opinião a respeito.

    • Amiga: procur outro especialista para corrigir
      a hormona
      So assim terá o seu bebe

  2. kelen

    tive 5 gravidez e 4 abortos fiz varios exames e todos nunca deram nada errado. agora meu medico me recomendou a projesterona assim que eu ficar gravida tomar 100mg 2 vezes por dia sera q so isso vai fazer eu segirar o bebe?

    • Kelen,

      Uma das indicações médicas para o uso da progesterona é exatamente o de previnir abortos espontâneos no primeiro trimestre, no caso de embriões saudáveis com uma gestação viável. A progesterona é o hormônio responsável pela fixação do feto ao útero e por isso médicos recomendam seu uso em caso de abortos anteriores ou de baixa dosagem deste hormônio no início da gestação.

      Em alguns casos de abortos repetidos, como no seu caso, outros fatores podem estar contribuindo para que isso ocorra, um deles pode ser um problema comum chamado incompatibilidade sanguínea entre pai e mãe, endometriose ou outros fatores. Nesses casos vale a pena consultar um geneticista que irá fazer uma série de exames a partir do diagnóstico, e através deste estudo, buscar as causas dos abortos repetidos.

      Aqui em Campinas o hospital da Unicamp tem um excelente grupo de médicos que poderão lhe dar apoio nesta área e uma série de clínicas de fertilidade que fazem esse estudo.

    • Renata

      Olá Kelen,

      Acabei de ver a sua mensagem. Voce já fez outros exames como Factor V leiden e outros que acusam a trombofilia e um problema imunologico do casal (descoberto atraves do exame de Crossmatch). Eu tive 3 abortos de mais ou menos 5 semanas e depois de todoso os tratamentos, estou de quase 6 meses e tudo segue bem. Boa sorte! Renata

      • jackeline

        olá Kellen,
        li seu comentário e me identifiquei muito com vc.Eu tbm tive 4 abortos e tenho uma filha, meu médico tbm falou a mesma coisa, passaria o hormônio a base de progesterona assim q soubesse da quinta gravidez.Aconteceu q quando soube da gravidez, no mesmo dia perdi, e não deu tempo nem de ir falar com ele. Fiquei mal novamente.
        Mas e vc, conseguiu?se quiser, manda um e-mail pra mim.Boa sorte!

      • jackeline

        kelen, meu email é rojackl@yahoo.com.br

      • elaine

        qual foi esse tratamento??? pergunto porq tbm ja tive tres abortos e nao sei o q fazer.

  3. Danieli

    Oi estou comnpletando hj a 5 semana que estou grávida fui fazer o ultrason e a Dr. me disse que tinha que tomar progesterona o utrogestan alguém poderia me explicar estou muito preocupada a minha médica me disse que se me descer a menstruação para eu não me preocupar que não corro o risco de perder o nene o meu nene no ultrason esta perfeito esta tudo bem. Mas alguém poderia me explicar melhor.

    • Danielle

      O uso da progesterona é indicado para casos onde a dosagem do hormônio está muito baixa, por ela ser a responsável pela fixação do feto no útero. Se você não estã se sentindo segura quanto aos procedimentos, procure consultar um outro ginecologista e fazer os exames de sangue que dosam a quantidade de hormônio, Já existem médicos que indicam o uso da progresterona somente por precaução mesmo, não necessariamente significa que haja um problema com você!
      Espero ter ajudado! Boa sorte.

  4. Samanta

    Tive 2 abortos, o primeiro foi retido a 2 anos atras, foi realizado uma curetagem,e o segundo foi agora em junho de 2009 foi espontaneo, meu medico não solicitou a dosagem da progesterona, pediu prolactina, e da tireoide, ambos deram normal, sendo assim pode se tratar da insuficiencia da produção de progesterona?

    • Samanta, não podemos afirmar que seja esse o caso, pode ser uma série de outros fatores como trombose, incompatibilidade sanguinea entre o casal, mal formação genética, em todos esses casos, como você já perdeu mais de um bebê (o que é bastante comum, não se espante!) o bom seria você consultar um médico especialista em gestação de risco ou fertilidade que sabera procurar as causas dos possíveis abortos, ou ao menos, lhe tranquilizar quanto a próxima gestação.

  5. LUCIANA

    ESTOU NA 10 SEMANA DE GESTAÇÃO, E TBM ESTOU TOMANDO UTROGESTAN 200MG, POIS FORAM ACHADOS NO EXAME DE USG, HEMATOMAS SUBCORIONICOS, E NO SEGUNDO USG, ELE AUMENTOU ENTÃO A MÉDICA ME RECEITOU O MEDICAMENTO, ESTOU TOMANDO A UMA SEMANA, GOSTARIA DE SABER SE PODE CAUSAR MÁ FORMAÇÃO AO BABY? ELE FAZ COM QUE O HEMATOMA SE ABSORVA? BJKSSSSSS

    • Luciana

      O uso da progesterona não causa má formações no feto, pelo contrário, quanto ao outro medicamento você precisa ter confiança de que sua médica sabe o que está fazendo, ou então, procurar uma segunda opinião, de qualquer maneira o importante é que possa passar pela gestação tranquila!

  6. Isabel

    fiz uma cirugia para retirada de miomas no utero em maio desteano mi medico me receito utrogestan de 200mg para tomar o dia 21 de julho por 12 dias mi ultima mestruação foi o dia 6 de julho tive umpequenho sangramento o dia 2 de julho e todavia no mestruo e minha mestru~ção sempre es na data certa.

  7. Neuza

    estou no terceiro me de gravidez ja tive dois sangramento isso no primeiro mes de gravidez o sangramento não parou fica como se fosse uma borra de cafe a medica me disse que eu estou com a taxa de progesterona baixa eu estou tomando utrogestan se que isso pode prejudicar no desenvolvimento do feto ela me disse que esse sangramento e devido o descolamento e para eu continuar tomando o medicamento.

    • Renata

      Neuza, voce ainda está tomando a progesterona? Eu estou na 22a. semana, minha médica 9especialista em perdas) me falou que era para tomar 200mg até a 20a. semana e recomeçar caso tivesse ameaça de aborto. Fiquei com medo e tomei até anteontem, ela me disse que se não estou tendo cólicas, que posso parar, mas estou muito receosa e desde que parei não sei se sinto cólicas ou se são minhoquinhas da minha cabeça! Como voce deve estar mais ou menos do mesmo tempo de gestação que eu, gostaria de ter a sua opinião. Um abraço, Renata

  8. GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE TIVE DOIS ABORTOS TARDIOS,HOJE ESTOU GRAVIDA DE 6 SEMANAS ESTOU TOMANDO PROGESTERONA,QUERO SABER SE ESSE REMEDIO VAI ME AJUDAR A SEGURAR O BEBÊ…
    QUAIS AS RECOMENDAÇÕES Q VCS PODERIAM ME INDICAR..
    OBRIGADA

  9. Marcella

    Estou utlizando progesterona 200mg duas vezes ao dia, dactil ob e inibina 3 vezes ao dia, pois estou com ameaça de aborto. Quero saber se a progesterona pode causar alguma alteração hormonal em bebês do sexo feminino, pois ja li algo a respeito, mas na bula do medicamento não encontrei nada a respeito.

  10. Nadja Maria Pereira Marinho

    ESTOU COM 5 SEMANAS,MAS MINHA PROGESTERONA DEU BAIXA 8.380,TAMBÉM FAZ OITO DIAS Q SAI AQUELA BORRA MARROM,MINHA MÉDICA RECEITOU UTROGESTAN 200MG DE OITO EM OITO HORAS,ESTOU DE REPOUSO.SERÁ Q MESMO ASSIM CORRO RISCO DE ABORTO?

    • nao fique com medo tenha fe em deus e pence positivo tome a plogesterona e em nome de jesus tudo dara certo guamdo o nenen nacer coloque sua foto p eu ver beijinho

    • Luiza

      Nadja, gostaria de saber como se resolveu o caso de sua gestação, pois me encontro com um problema parecido: progesterona baixa 9,3 na 7 semana de gestação, estou em pânico. Detalhe: bhcg:100.E não tive nenhum sangramento até agora. Estou achando tão estranho…Estou lendo o seu depoimento de 27/08/2009, me responda se puder.Obrigada

  11. Alessandra

    Olá,tenho 30 anos e um filho de 2 anos e meio e estou muito preocupada pois descobri q estou grávida e ficamos muito felizes pois foi planejado(hoje de 7 semanas)e a uma semana fui parar na emergência de uma maternidade com sangramento e forte cólicas e numa USG descobri q tenho um mioma pediculado fora do útero de pouco mais de 5cm, e o pior é que o embrião não foi visualizado e nem a vesícula vitelínica durante a USG, o saco gestacional parece vazio.O sangramento durou uma semana porém com o colo fechado e a médica receitou utrogestan via vaginal.Será que é por causa do mioma?Será q vou abortar? estou tão preocupada.Por favor me esclareça as dúvidas referentes ao meu caso.Obrigada.

  12. JUliana de Souza Lira

    Tive meu primeiro filho que agora está com 3 anos e 9 meses. Estou com 35 anos e tentei engravidar novamente em dezembro de 2008 e tive um aborto espontâneo com 5 semanas. Em março de 2009 engravidei de novo mas também perdi espontaneamente em abril. O exame de sangue apontou uma baixa de progesterona, abaixo do mínimo, durante essa gravidez. Fui a 3 obsetras e e um deles me falou sobre a possibilidade de incompatibilidade com o meu marido. Será possível?? Outros me disseram que é normal ter 2 perdas e que só investigasse depois de uma terceira. Confesso que estou muito insegura. Estou tentando não pensar muito, tentar relaxar. Devido a baixa de progesterona, eu achei que isso pudesse ter sido uma causa provável. E como minha menstruação desde então estava vindo irregular, minha GO indicou a ultragestan todo mês até eu conseguir engravidar novamente… Não sei o que pensar… Tenho que investigar geneticamente ou relaxar e tentar de novo tomando progesterona? O que vcs acham?

    • Juliana,

      Realmente é comum que algumas gestações não passem do primeiro trimestre e isso pode ser desde uma má formação genética, até problemas de incompatibilidade entre os pais. Não concordo com a posição de alguns médicos que pedem as mulheres que esperem perder mais de uma gestação para fazer uma investigação do que esta ocorrendo, mas no seu caso, como foi possível constatar o baixo nível da progesterona, vale a pena seguir as orientações de seu médico e relaxar! Os estudos genéticos geralmente são feitos quando todos os outros fatores de risco já foram descartados.

  13. Samara

    Tenho 34 anos e no primeiro mês após para de tomar anticoncepcional engravidei. Estou na 8ª semana de gravidez e meus exames estão normais. Não cheguei a fazer exame para saber a taxa de progesterona, mas como tive um pequeno sangramento (bem pequeno e de cor escura, não era vermelho) na última segunda-feira, minha médica indicou uso de progesterona 1 vez ao dia. O sangramento já acabou no segundo dia e não tive mais nada. Se a minha taxa de progesterona estiver normal e o sangramento não for nada anormal faz mal ou continuar usando a progesterona, tem alguma contra-indicação? Minha médica recomendou até a 12ª semana, mas não fiz nenhum exame após este “sangramento”.

  14. OI!!! TENHO UMA PRIMA QUE TÁ GRAVIDA A 2 MESES, E TÁ COM MUITO SANGRAMENTO JÁ FOI AO MEDICO E ELE MANDOU TOMAR PROSGESTERONA E TER MUITO REPOUSO , ELA TÁ TOMANDO, MAIS O SANGRAMENTO NÃO PAROU E ELA TÁ COM MUITO MEDO , POIS ELA QUANDO TINHA 17 ANOS FEZ UM ABORTO ESPONTANEO .

    • Cada caso é um caso, o ideal é que ela siga as orientações médicas sem ficar se martirizando, tem que relaxar e lembrar que após as 12 semanas o risco de perder o bebê reduzem drasticamente, portanto, ela precisa aguentar o repouso só mais um pouquinho!

  15. Mi

    Olá! Tenho 29 anos e tive um aborto com 2 mêses em março deste ano de 2009 e Fui submetida à curetagem.
    Agora estou grávida novamente de 2 mêses e tive um pequeno corrimento escuro(como borra de café)e muita dor nas costas. Meu médico me receitou Dactil OB, Ultragestan e repouso absoluto. Será que corro o risco de perder meu bebê novamente? Me ajudem! Estou muito preocupada!

    • Patricia

      oii eu tbm passei pela mesma situaçao q vc estou tomando os mesmos medicamentos,fiz uma ultrason e estou fora de perigo,é só ficar de repouso e nao pegar peso de jeito nenhum q vai dar tudo certo…boa sorte

      • Lili

        Estou na mesma situacao…ja choreo horrores!
        Vou fazer ultrasson di 13 A PEDIDO DO MEDICO. Deus queira que esteja tudo bem como o caso da Patricia.
        Meu medico disse que só por meio da ultrasson é que saberei se sera um aborto ou nao…
        Estou aflita!!!!
        alguem ja passou por isso?

  16. Oriana

    Gostaria de saber se tomar a progesterona a partir do meu 11ºD do ciclo vai inibir a minha ovulação? Pois tive um aborto espontaneo bem no comecinho…e o exame a cusou a progeterona baixa eu quero saber se posso tomar logo no inicio do período fértil…e se a progesterona ajuda a aumentar a espessura do endometrio..Obrigada.

  17. Kamila Danusa

    Olá, estou de 14 semanas e 5 dias, é a minha 1º gestação e descobri com praticamente 2 meses. Estava tendo um leve sangramento, bem pouco mesmo, dai minha medica receito Utrogestan 200 mg, até eu completar 15 semanas! Já praticamente acabei de utilizar o mendicamento e me consultei com outro medico e ele me falou que ele não indica progesterona no 1º trimestre porque pode causar má formação nos orgãos genitais do feto!! Estou muuuito preocupada, alguem poderia me orientar, porque agora ja utilizei e estou com medo de acontecer algo com o meu bebe!!!

    • Olha Kamila, nunca ouvi falar que a Progesterona pudesse causar má formação, ela tem sido receitada por vários profissionais sérios que sabem o que estão fazendo, se ainda te resta alguma dúvida, consulte um terceiro médico, mas creio que o uso da Progresterona no seu caso deve ter sido o mais acertado.

  18. David Myers

    Alguem pode me informar: A minha esposa esta na 27ª semana e tem a placenta baixa (total). Uma semana atras teve sangramento. Apos ultrasom e repouso total, melhorou. Ontem a noite teve mais sangramento (não muito). O medico receitou UTROGESTAN 200mg a noite com repouso 100% total. Algum comentario ??

    • O caminho é esse mesmo David, seguir a risca as orientações médicas!

      • Polyana

        Tive 2 abortos espontaneo e fiz exames agora e descobri que minha taxa de progesterona esta baixa e que um exame chamado ANA deu positivo,mas minha medica ja me passou remedio pra aumentar minha progesterona e conseguir engravidar novamente,mas queria opinioes sobre o assunto,pois moro na Florida e nao temos tanta opcao de medicos brasileiros!Agradeco!

    • JOSI

      Até q enfim encontrei alguém q usou ultrogestan depois da 12° semana de gestação.Eu fiquei muito preocupada, pq a bula diz q é indicado só até 12° semana, minha GO receitou quando eu esrava com 16° semanas, agora ja vou pra 19° e vou fazer uma ultra na segunda, espero q minha placenta ja tenha colado…

      • selma costa

        ESTOU EXTREMAMENTE PREOCUPADA,ESTOU GRÁVIDA DE QUATRO MESES E, AOS2 MESES FOI DETECTADO UM DESCOLAMENTO DE 4,8CM.ME PREOCUPO UMA VEZ QUE O MEU OBSTETRA ME RECEITOU USAR O UTROGESTAN DE 200MG ATÉ O FINAL DA GESTAÇAO,E NA BULA HÁ UMA INDICAÇAO ATÉ AOS 3 MESES DE GESTAÇÃO.
        TENHO MEDO DE SER CAUSADO MÁ FORMAÇAO NO MEU BEBÊ OU OUTROS PROBLEMAS POR CONTA DO USO DA MEDICAÇÃO.
        POR FAVOR ALGUÉM ME TRANGUILIZE…
        07/04/2011

  19. Sara Melo

    Tenho 44 anos e três filhas de 16, 13 e 8 anos. Engravidei sempre que quiz e elas nasceram de parto normal às 40 semanas. Aos 42 anos quiz tentar o menino mas abortei espontâneamente às 10 semanas, só consegui engravidar aos 44 anos, de gémeos e tive um aborto retido às 10 semanas. Os exames médicos dizem que tudo está normal. Devo desistir deste sonho ou continuar? Que tratamento posso fazer? Um abraço. Sara

    • Para que desistir Sara!? Imagina, procure um especialista em fertilidade para verificar se não há nada errado com o casal em níveis hormônais, até porque aos 44 anos já estamos falando de uma gestação que requer mais cuidados! Boa sorte!

    • Sara, o ideal é você se consultar com um especialista em fertilidade para verificar se existe realmente algum problema que necessite de tratamento. Você já pensou em adotar!? Pode ser a maneira mais segura de você ter o menininho que você tanto quer, especialmente porque existem vários deles esperando por uma família nas filas de adoção no Brasil!!

  20. danileomim

    ola, estou desconfiadissima q estou grávida, porém acho q estou com nivel de projesterona baixo, estou a 3 dias com uma borra marron, e atrasada a 1 dia, a borra aumenta e diminui td hora. Possa tomar projesterona por conta própria? pois minha GO esta lotada essa semana. me respondam o mais rápido por favor!!!!!

    • O ideal é procurar um médico, a auto-medicação nunca é recomendada, alguns gestantes descobrem a gravidez após terem menstruado 1 ou 2 meses e a gestação foiu até o final, cada caso é um caso, por isso a importância do acompanhamento médico!

  21. Paola

    Oi meninas…esou de 07 semanas de gestaçao, sendo minha primeira gravidez apos dois anos tentando. Venho apresentado baixo HCG e fim de semana tive sangramento, fiz \usg com 6 semanas e nao apareceu nada, fiz com 7 no dia do sangramento e apareceu o saquinho em direçao para expulsao do utero, abortamento em curso…Fui levar o resultado p um medico ele mandou eu pular. caminhar me movimentar bastante p expulsar naturalmente. Fui em outro medico que disse que realmente e muito delicado, digamos que o risco e de 80% mas que nao podemos jogar a toalha, me mandou usar 400mg de progesterona por dia e repetir USG apos 1 semana…o que vcs acham, alguem pode me ajudar…

    • Kassia

      Paola eu também estou de 7 semanas e só apareceu o saco gestaciona,nem a visicula vitelina apareceu,não tô com sintomas de abortamento,lembrando que á 5 meses tive uma gestação anembrionaria retida e tive que fazer curetagem.Me fala se vc chegou a fazer a segunda US.Será que há esperança para nós?

      • grasiela

        e eu tambem , tive dois aborto assim sem visicula vitelina mais fis varios izames nao deo nada ,agora vou tentar dinovo mais esse deus vai restaurar

  22. Martha

    Tenho 34 anos, já sofri 3 abortos espontaneos o último há 7 dias, estava entre 15 para 16. semana, comecei com com uma secreção ( borra de café, pelo historico entrei em contato com GO que me disse que isto era normal, no mesmo dia a noite comecei a ter sangramento, em contato novamente, fui orientada a ir para hospital, onde foi detectado o óbito do feto, fui submetida a uma curetagem, e depois de exames feitos no feto foi constatado que embora tenha tomado ultragestam 200 mg até a 13. semana e exame morfologico tinha dado tudo normal com o BB, depois que eu parei de tomar o remédio nao houve producao suficiente para o desenvolvimento e progresso da gestaçao, causando óbito do feto. POr recomendaçao médica, havendo nova gestaçao deverei tomar o remédio durante toda a gestaçao…vc tem conhecimento de algum caso semelhante???

    • Martha, a dosagem hormonal deverá ser feita antes de uma próxima gestaçao e é necessário investigar se o motivo dos abortos é exclusivamente devido a baixa dosagem hormonal, é preciso excluir uma série de outros problemas como endometriose, trombose, incompatibilidade entre os pais, enfim, procure um geneticista.

    • Roselane Sacramento

      eu tomei progesterona a gravidez inteira e hoje, tenho uma linda baby de 03 meses … este medicamento me ajudou a ser mâe, pois já havia perdido um bebe, com 09 semanas por insuficiencia de progesterona. fique tranquila, está no caminho certo.

  23. viviane

    tive 2 abortos o primeito em outubro de 2008 com 3 semanas e o segundo ontem com 6 semanas , tive sangramento como borra de cafe por 9 dias e depois um sangramento forte vermelho ontem , no ps a medica inf que o embrião não tinha se formado , não precisei fazer curetagem , tmb estava tomando ultragestan de 200 de manha e a noite e repouso , por favor me responda quais exames devo pedir para a medica para investigar a causa?

    • Viviane, procure um médico especialista em gestaçao de risco, será ele que irá avaliar seu caso e ver qual os exames necessários.

  24. denise moreira

    tive 2 abortos tardios e consegui uma gravidez pré-termo as 36 semanas com uma cerclagem, tenho incompetência cervical e ano passado perdi uma gravidez gemelar. hoje tenho 16 semanas de gestação com repouso absoluto e uso de progesterona, semana que vem faço uma nova cerclagem fora semana passada onde tive um descolamento de placenta. a luta é grande mas a esperança e a fé é muito maior. orem por mim e pelo meu bebê e tenham sempre força e coragem que tudo dá certo.

  25. Adriana

    Oi. Depois do segundo aborto que tive, fiz vários exames, e o que me fez segurar a princesa que tenho hoje foi um procedimento cirúrgico chamado CIRCLAGEM. Foi constatado um problema no colo do meu útero denominado INCOMPETÊNCIA ISTMO-CERVICAL, descoberto através de um exame chamado HISTEROSSALPINGOGRAFIA.

  26. Lucyana

    Oi pessoal,
    Me ajudem, por favor…
    estou fazendo tratamento para engravidar e durante o processo de inseminação fui informada pela minha médica que deveria fazer uso de ultragestam 200 mg, porém não estava e nao me foi informado se era para fazer o uso oral ou vaginal. O problema é q comecei a tomálo via oral, m depois de consultar a bula, vi q tb pode ser feito via vaginal. Será q se eu estiver grávida meu bebe tera algum prejuizo?

    • Lucyana, o remédio pode ser usado das duas maneiras, então tanto faz, além disso se foi indicado pelo seu médico é porque é um medicamento seguro para a gestação.

  27. mirelle

    oi. fiz a ultra eu estava de 6 semanas, descobri q tinha ausência d corpo lúteo, o médico receito uttrogestan 200mg, 1 vz ao dia, só q tenho q aplicar ele direto na vágina, disse q eu aplicasse a noite a hora q eu fosse dormir, recomendou q naum fizesse esforço, e nem andase mt… estou me sentindo mt bem, pesso a Deus todos os dias para q td d certo, no começo sentia mt medo, agora ja naum sinto tanto, até pq na ultra ele disse q meu bebê estava mt bem, e q o saco gestacional estava bem implantado, vi até os batimento cárdiacos do meu bebê, tenho q aplicar o remédio até 16 semanas, e fazer repouso, ja estou quase d 10 semanas, até lá entro em contato novamente para dizer como td fikou bem… bjuxxxx

    • É isso ai Mirelle, o melhor remédio é mesmo oração, ficar ansiosa e angustiada com a situação realmente só piora a situação, volte mesmo para nos contar como você esta e se o bebê será menino ou menina, boa sorte!!

  28. Ale

    Tenho 30 anos, tive um aborto espontâneo há 6 anos e uma gestação anembrionada (fiz curetagem) há 1 ano e meio. Estou grávida de 5 semanas e 5 dias, mas acho que meu bhcg está muito baixo (dia 04/05: 61,2 e dia 06/05: 119,6). Dia 06/05 também fiz exame de progesterona que deu 19,75. Ontem, dia 07, tive um pequeno corrimento marrom (bem pouco) e hoje novamente. Sinto cólica constantemente. Será que meu problema é com a progesterona? Pode ser usado o Duphaston no lugar do Utrogestan??? Estou com medo. Alguém pode me “dar uma luz”?

    • Ale, querida, nos bem que gostariamos de te indicar o que fazer, mas o correto é realmente você procurar um médico, ficar ansiosa a respeito não vai te ajudar! Faça o máximo de repouso que você puder e agende uma consulta.

  29. João Pedro

    Minha esposa éstá na quarta gravidez minha sendo que ela teve aborto espontâneo nas três primeiras gravidez antes dos dois meses,nesta gravidez ela teve um sangramento pequeno logo na 7 semana de gestação o médico indicou a ultra e nela foi visto que não houve nada com o bebê e o batimento cardiaco estava de 154 bpm,sendo que na 8 semana que completa hj ela teve um sangramento mais intenso(sendo este sangramento com um líquido marrom) só que ela naum sente dor alguma ela está fazendo uso de duas doses de utragestam de 200 mg no fim do dia será que ela perdeu o bebê e o que seria necessário fora procurar o médico.
    Estamos desesperados!!!

  30. Raira

    ola;
    A 2 anos a traz tive um parto prematuro meu bebe nasceu com 32 semanas, depois de 9 meses engravidei de novo e tive um aborto com 6 semanas, e agora quero engravidar de novo o meu medico disse que vou ter q tomar 3 meses antes de acido folico e quando eu ja estiver grávida vou ter q tomar progesterona durante um bom tempo da gestação. Queria saber se agora tem chance de dar certo minha gravidez?

    • Raira, se você estiver insegura quanto a posição do seu médico, consulte a opinião de um segundo especialista! Cada gravidez é unica e vários fatores pode interferir em uma gestação, desde de problemas de saúde temporários até condições genéticas.

  31. iane patricia

    oi , boa noite , estou muito preocupada , porque , minha menstruaçao esta atrasada a 1 mes , mas agora toda vez que vou ao banheiro e passo o papel , sai tipo uma sugeira escura , tipo sangue , e pouco , mas nao sei oque esta acontecendo , ja fui ao medico e fiz exames , mas a consulta esta marcada para o dia 22 -07 , e estou preocupadissima , quero uma opiniao por favor , sera gravidez ou algo grave , estou desespperada , desde ja agradeço a atençao , e aguardo resposta urgente , me ajudem , me diz o que e , e o que fazer , por favor preciso de uma dica , um abraço .

    • Iane, você já pensou em fazer um teste de grávidez de farmácia!? Se não for gravidez vai descartar a idéia e você poderá ficar despreocupada!! São vários os motivo da borra de café (nome vulgar dado a secreção escura que você menciona), somente exames e o parecer de um ginecologista poderão esclarecer do que se trata.

  32. marcia

    eu tive um aborto no comço do ano fiquei quase 2 meses sem menstruar ai minha médica passou o uso de utrogestan e tenh tomado desde então e agora minha menstruação era p/descer dia 11julho e até hoje na e o exame deu negativo eu posso está gravida?

    • Você fez o exame de farmácia ou o exame de sangue!? As chances do exame de sangue dar errado são bem pequenas, mas para tirar qualquer tipo de dúvida consulte um médico. Ele poderá pedir um ultrasom que irá comprovar se trata-se de gravidez ou alguma outra complicação após o aborto. As vezes após uma curetagem o colo do útero pode voltar a fechar dificultando a menstruação.

  33. Tive um sangramento e agora estou tomando o ultragestan e tive sagramento a minha progste estava 35,5 agora deu 29,1 será que tenho risco?

    • Sandra, somente um médico pode avaliar seu quadro clínico. Palpites via internet podem encher seu coração com mais ansiedades e temores, se não estiver confortável com o médico que está fazendo seu pré-natal, procure uma segunda opinião!

  34. Lilian Caetano Daniel Rocha

    Estou tentando engravidar e fiz o teste de progesterona e o resultado foi de 18ng no 20º dia após eu menstruar. Posso estar grávida? Na verdade estou preocupada com o fato de ter engravidado ou não, porque fiz um ultrassom e o resultado foi de que estou com um cisto de 1 cm no ovário direito. Estou ansiosa e preocuada, alem do fato de estar com o intestino muito preso e receosa de tomar remédios.

  35. Candy

    Ola eu tenho uma duvida, fiz tratamento pra engravidar 2 vezes e deu negativo, agora fiz a minha terceira tentativa e deu positivo pus 2 embioes.
    A minha transferencia foi no dia 27/7/10 e fez o teste no dia 10/8/10, a minha ultima mestruacao foi no dia 2/7/10 de quantas semanas eu to gravida? sera 6 a caminho de 7 semanas , me ajudem to confusa, a minha consulta com a medica e’ so no dia 26/8/10.

  36. Elisangela

    Olá, tenho uma dúvida .. segundo minha GO tenho baixa produção de progesterona então como estou tentando engravidar ela me pediu para utilizar Ultrogestan do 15º ao 24º, porém a minha dúvida é a seguinte: se eu parar para esperar a menstruação é possível ter um aborto nesse período, ou mesmo a diminuição do hormônio ocasionar um aborto? Abortei a 3 meses pois não estava usando a medicação.
    Aguardo retorno. Obrigada

  37. Gostaria de saber e pode tomar progesterona e acido fólico juntos. Eu estou gestante de 7 semanas e 5 dias. Deis de já agradeço. Nani.

    • Nani a indicação tanto de um quanto de outro medicamento deve partir de seu médico, mas não existem contra-indicaçãoes do uso dos dois medicamentos em conjunto, mesmo porque o ácido fólico deve ser tomado quando possível 3 meses antes de se engravidar e ter o usdo mantido durante a gestação. No caso da progesterona é indicado somente para quando a dosagem deste hormônio se econtrar baixa ou se houver algum tipo de problema.

  38. STELLA KRAUSE

    OLÁ, ESTOU COM 30 SEMANAS E ESTOU USANDO UTROGESTAN 200MG VIA VAGINAL DESDE A SEXTA SEMANA. TENTEI PARAR COM 25 SEMANAS POR CONTA PRÓPRIA POIS LI QUE SÓ PODIA SER USADO ATÉ 12 SEMANAS E FIQUEI COM RECEIO DE CONTINUAR USANDO. SÓ QUE 10 APÓS TER PARADO TIVE UMA AMEAÇA DE PARTO PREMATURO E TANTO A MÉDICA DA EMERGÊNCIA QNT A MÉDICA DO ALTO RISCO RECOMENDARAM O USO ATÉ 34 SEMANAS. TENHO MEDO DE ALGUM RISCO PARA O FETO!! MAS CONTINUO USANDO… POR FAVOR ME DÊ SUA OPINIÃO.

    • Suas duas opiniões médicas válidas Stella, não deixe de tomar o medicamento por conta nunca, se ainda estiver insegura, procure um terceiro médico!

    • selma costa

      Stella,lendo o que vc escreveu me sinto um pouco aliviada uma vez que tenho as mesmas dúvidas que vc tinha,só pelo fato de saber que duas GO lhe receitaram me tranquiliza um pouco.Re zo todos os dias prew que meu bebê nasça forte, saudável e perfeito.

  39. alessandra zanqueta

    ESTOU GRAVÍDA DE GEMEOS NO COMEÇO DA MINHA GESTAÇAO TIVE UM PEQUENO SANGRAMENTO A NOITE E NA MESMA HORA FUI PRO HOSPITAL E O MEDICO ME RECEITOU O PROGESTERONA TOMANDO DUAS VEZES AO DIA, MAS AINDA TEM UM PEQUENO SANGRAMENTO DE UM SANGUE PRETO E ABAIXO DOS NENENS TENHO UM CISTO DE 2.5CM E EU SINTO DOR EMBAIXO DA BARRIGA DEVIDO A ESTE CISTO PODE ME PREJUDICAR NA GESTAÇAO . POR FAVOR TIRE AS MINHAS DUVÍDAS

    • Alessandra, para alivar o desconforto, sugerimos que você use uma cinta de sustentação, faça pouco exercício/força, repouse o quanto puder e acima de tudo se mantenha calma e siga as recomendações médicas.
      Uma gestação de múltiplos sempre requer maiores cuidados e seu quadro é um pouco mais delicado devido ao cisto, mas se você estiver sendo acompanhada pelo médico e seguindo as recomendações não tem porque se preocupar!!

  40. estou gravida de 25 semanas e com um pouco de contração e meu medico me passou ultragestan ai tava lendo a bula e la tava escrito q so pode tomar até 12 semanas o q faço?

    • Se você tem dúvidas da recomendação do seu médico procure uma segunda opinião, mas nunca deixe de tomar uma medicação… tem sido muito comum ver os médicos indicarem o uso do ultragestan depois de 12 semanas.

      • semiramis

        Olá…

        A bula do utrogestan diz que pode variar o tempo de acordo com orientação médica. Estou de 17 semanas, tomando o utrogestan e o médico já prescreveu o uso até a 34ª semana. O repouso nesses casos é essencial, estou até afastada pelo INSS.

  41. Meire

    Oi! tenho 33 anos, infelizmente, tive 03 abortos espontâneos, todas no primeiro trimestre. Na última gestação fiz uso de acido folico, progesterona e repouso absoluto. Mas,ainda assim, sofremos o aborto. Fiz um exame cariotipo, que não encontrou qualquer alteração. Atualmente, descobri que estou grávida de 05 semanas, tenho receio de reincidência, gostaria de fazer cerclagem, vou conversar com meu médico, mas gostaria de ouvir um comentário a respeito.

  42. nilba

    ola estou gravida de quase 10 semanas, na segunda feira tive um pequeno sangramento mt pouquinho,fui a medica fazer uma eco ela disse q estava tudo bem com o bebe ate consegui ver ele mexer,voltei pra casa toda feliz,quando foi ontem tive outro pq sangramento fiquei apavorada de novo,alguem ja passou por isso tb.

  43. Rosemery

    Estou gravida de 04 semanas, já tive um aborto com 08 semanas. Estou muito preocupada e gostaria que alguem que esteja passando pelo mesmo problema me ajude.
    Como da primeira gestação, estou começando a ter um pequeno sangramento, o meu médico me receitou Evocanil(progesterona) uso local. Estou com muito medo poís quando eu introduzo observo que tenho um pequeno sangramento, vcs ñ tem nem ideia como eu estou assustada pois tenho 45 anos e é o meu primeiro filho. O que devo fazer?

  44. vanessa

    estou tentando engravidar a 9 meses , comecei meu 1° ciclo com indux (apartir do 5° dia da menst.) e Utrogestan (apartir do 14°dia)
    o comprimido de utrogestan acabou dia 16/11, no dia 17/11 desceu uma borra que continua até hj 19/11
    fiz um teste de farmacia e deu negativo.
    tem alguma possibilidade de ser gravidez ou isso é sinal de menstruação mesmo????

    aguardo uma opinião!!! obrigada!!!!

    • Leticia

      O teste de farmacia pode sim dar falso negativo, para ter certeza faça um Beta HCG.
      Boa sorte.

  45. camila

    JA ESTOU NO QUINTO MÊS DE GESTAÇÃO E A MEDICA PASSOU (ULTROGESTAN) OU SEJA PROGESTERONA. TENHO MIOMA POR DENTRO DO ULTERO, MAIS A DRª NÃO MIM DISSE QUE EU ESTARIA COM RISCO DE PERDA. SÓ FALOU QUE MEU ULTERO ESTAVA TENSO. DEVO MIM PREOCUPAR MUITO. ESTOU SEM SABER O QUE PENSAR, PORQUE TODO DIA ALGUEM MIM DIZ UMA COISA. AGUARDO RESPOSTA

  46. dahyana

    eu tive um aborto no mes 10 e agoro estou querendo engravidar e o meu medicou passou progesterona para
    tomar.eu queria saber porque ele passou e para que serve.

  47. SYDIA

    OLÁ,
    ESTOU COM 8 SEMANAS DE GRAVIDEZ E NÃO ESTOU SENTINDO MAIS SENSIBILIDADE NAS MAMAS. ISSO É NORMAL? POR FAVOR ME AJUDEM.

    • Rosana Paradela

      Sydia é normal sim, a mama vai deixando de ficar sensível como no início..
      Abç e boa sorte
      Rosana

  48. Talita

    Olá, estou na 3 ou 4 semana de gravidez e desde que descobri a 1 semana a atras estou com sangramento, iniciou como borra de cafe e foi aumentando, apesar de nao sentir dores.
    Fui ao medico duas vezes que me disse para descansar e esperar. hoje estive no pre natal e a medica ao observar o sangramento que agora é mais vivo quase rosa , pediu ultrassom, eles nao conseguem ver nada de anormal, diz que o quadro é de gravidez inicial, nao sabem porque estou sangrando.
    Amanha irei fazer exames de sangue quantitativos e repeti-los em 48h.
    A medica receitou porgesterona, e confeso que estou na duvida quanto os efeitos colaterais e para o feto .
    O que vcs acham… ?

  49. amanda alves

    gente alguem pode me ajudar estou gravida de 6 semanas e 4 dias mais estou tendo sangramneto a alguns dias e fortes colicas o medico disse que pode ser uma ameaca de aborto ,ai passei com outro medico que disse que estou com o utero bem fechado e no exame de ultra deu que ta tdo bem e que naum tem nehum sangramento o que sera que ta acontecendo alguem pode me ajudar estou desesperada

  50. Eva Paula Charalo

    Tenho 28 anos, nunca engravidei, mas agora estou tentando a alguns meses sem sucesso. Meu médico pediu alguns exames pra mim e meu marido. Nos meus exames a unica coisa que me deixou em duvida foi quanto a Progesterona que deu 19,1 e pelos valores de referencia no exame está fora da fase luteinica que é até 17,0. O que significa isso? O exame do meu marido a unica questão foi que ele tem apenas 8 milhões/mL de espermatozóides e deveria ser maior ou igual a 15 milhões. O que voce acha? Pode me ajudar a entender? Fiz meu exame no 23° dia com repouso.

  51. Emanuela Ferreira

    POr favor, durante todo o período que tomei anticoncepcional, tive sangramentos fora do período menstrual. Depois, de muitas trocas, resolvi suspender o remédio há dois meses. Acontece que, desde então, não paro de ter sangramentos fora do período menstrual (são sangramentos tipo borra de café). Já procurei 2 médicas: uma me disse para esperar, enquanto a outra me disse para tomar progesterona, o que até agora não fiz.
    O que devo fazer, por favor?

  52. Gente, queria ouvir mais histórias como “eu tive que tomar e deu tudo certo” por aqui.
    Fiz um exame essa semana e não sei porque fui olher o resultado muito antes da data prevista e ele tinha saído. Lá constava minha baixa progesterona, e eu estou na 6a semana. Não tenho sangramento de espécie alguma nem cólicas, mas liguei pro médico na mesma hora e ele recomendou o utrogestan. Semana que vem faço a ultra, to morrendo de medo de levar um susto.
    Boa sorte a todas!

    • Carolina Trein

      Ola, como ficou tudo, estou com a exata mesma situação, amanha é minha primeira eco e to super nervosa, nao tive sangramento, nada, so a progesterona baixa, como voce ficou?
      Um abraço!

  53. nalva

    olá!
    tenho 37anos e tive dois aborto de repetição,já fiz vários exames e não constantou nada.a minha médica pediu para fazer uso do serophene e depois o estrofem e o utrogestan,ácido folico;esse foi o meu primeiro ciclo,agora estou esperando a minha mestrução;está atraso de dois dias,porem eu não sinto nada que endique que estou gravida.em até quanto tempo eu devo espera para fazer o teste.beijos
    aguardo resposta!

  54. simone

    ola comeco de 2009 tive uma gestacao anembrionaria,fiz curetagem .Fevereiro d 2010 estava gravida novament com 2 meses escutei o coracaozinho estava tudo certo desenvolvento normalmente 1 dia depois deslocou a placenta nao tive sintomas de aborto so descobri 1 mes depois.Fiz exame de tireoide,hormonio,tudo normal estava com a bacteria e-colli e citomegalovirus ja tinha tido contato mais agora imunizada,tudo bem mais ainda nao achei uma resposta para minhas percas…agora a medica disse q provavelmente seja falta de hormoonio passou ultragestan..mais tenho medo de engravidar de novo nao suportaria passar por tudo aquilo de novo me ajudem estou agoniada preciso saber o q acontece comigo nao falo sobre isso com ninguem pois ninguem me da uma resposta tenho medo muita ansiedade quero tentar de novo mais o medo ainda e maior por favor me ajudem nao aguento mais viver nessa agonia

  55. Alecéia

    Olá, estou com 8 semanas de gestação e minha GO disse pra usar Ultragestan 200mg 2x ao dia, pois o saco embrionário estava pequeno, aparentemente com o bebê tava td bem ouvimos o coração e retorno com 15 dias pra repetir a ultra, só estou achando esquisito é que ninguém que postou teve esse prbela que estou tendo…

  56. Ivana

    Olá,
    Estou entrando na 6 semana de gestação e tive sangramento tipo borra de café por vários dias sem saber que estava grávida. Fiz a US com 5 semanas que mostrou apenas o saco gestacional e a vesícula vitelínea. O BHcG estava 1342. Agora, com quase 6 semanas, o sangramento parou e minha prolactina está 23,6 ng/ml. Este valor está dentro da faixa de normalidade para o período de gestação? O exame não mostra esta referencia e estou muito preocupada!!!! Desde já agradeço…

  57. marcia

    Ola!! Estou com 13 semanas de gravidez,com 11 semans fui fazer uma us vaginal para ver translucencia nucal edepois disso tive um sangramento importante ,o medico passou dactil e progrsterona passou ,mas ainda está saindo a uma semana uma seceção escura ,fia oura us e o bebe esta bem .Qual sera a causa deste sangramento escuro. muito obrigada se puder tirar esta duvida.

    • Elizangela do nascimento Andrade

      Estou grávida de 12 semanas e ontem a noite tive um pequeno sangramento hoje foi ao médico e ele me examinou e disse que não há casulo,,pidiu pra eu repousar já que tive dois aborto to tomando utrageston e hoje a noite comecei sangrar novamente (bem pouquinho) mas tou com muito medo o que devo fazer? Me ajudem. Bjo

  58. maria eliane

    gostaria muito de saber qual o risco que eu ou obebe corre to na quinta gestaçao e tenho incompatibilidade sanguinea tres dos quatro tiverao o terceiro tomou sangue qual o risco que eu to correndo para com o bebe

  59. selma costa

    Olá,tenho um filho de 8 anos e agora estou grávida de 4 meses,estou extremamente preocupada!
    Quando estava com 1 mês de gestação comecei a sentir dores muito fortes, procurei minha médica e ela ao ver minha ultrassonografia me encaminhou imediatamente para um obstetra,onde me falou que eu apresentava uma enorme ameaça de aborto,por apresentar um descolamento de 4,8cm, me senti desesperada já que esse bebê é muito desejado.O médico me receitou o uso do utrogestan até o final da gestação,me preocupo por ver na bula que é recomendado até aos3 meses de gestação.Tenho medo do meu bebê nascer com problemas por conta do uso contínuo da medicação.ME AJUDEM A TIRAR ESSAS MINHOQUINHAS DA MINHA CABEÇA.

  60. Daiane

    Já passei por 3 abortos de Marco de 2010 até agora,os dois primeiros foram espontâneos e o último retido.Todos ocorreram entre 8 e 9 semanas.Moro na noruega e aqui a regra é bem rígida para uso de medicamento,precisei esperar o 3 aborto para se falar em tratamento hormonal.Encontrei um médico bom aqui,ele falou comigo que na próxima vez que eu quiser engravidar nós podemos tentar o uso de hormônios.Eu gostaria de saber se os exames para ver a taxa hormonal são realizados antes da gravidez ou durante a gravidez?A única coisa que ele me disse era que como eu engravidava muito fácil,assim depois que eu “liberar” no meu período fértil, uns dias antes da minha Monstra vir eu fazer o exame e se der positivo correr pra lá pra gente comecar o tratamento pq ele disse que tinha que ser feito bem no início da gravidez…
    Obrigada…se alguém puder comentar…
    Bjos

  61. marina

    me ajudem!!!!
    estou hj completando 6 semanas,3 dias depois da minha menstru ter atrasado fiz o teste beta hcg e deu positivo, no dia seguinte comecei a sentir cólicas e minha GO por precaução me passou ultrogestan, as cólicas melhoraram, porém ontem tive sangramento vermelho vivo um pouquinho, fiquei desesperada, minha GO pediu um ultrassom e não apareceu absolutamente nada, nem embrião nem saco gestacional, o médico q fez o US disse q eu perdi e nem precisava fazer curetagem. depois disso tive bastante sangramento como se fosse mestruação, no mesmo dia fiz outro beta HCG e deu positivo, hj(1 dia depois) continuo sangrando porém menos. Como essa semana tem feriado prolongado, vou fazer outra US só na segunda..será q abortei? nessa etapa da gestação já dava pra ver o embrião?

    aguardo resposta ansiosa

    • Rosana Paradela

      Marina, provavelmente sim, acabo de passar por essa situação, senti cólicas cheguei a ter presença de sangramento tipo borro de café e quando fui ao hospital o coração do bebê havia parado… No dia seguinte comecei com cólicas fortes e sangramento intenso que vai melhorando com o passar dos dias, agora parece final da menstruação isso está fazendo 1 semana….
      Rosana

  62. Cristiane

    Gostaria de saber o porquê do uso de progesterona no caso de descolamento do saco gestacional?
    É hormonal esse problema do descolamento?

  63. Marta

    Oi,
    Tive uma gravidez ectópica e fiz a retirada da minha trompa esquerda. Depois de 4 meses descobri que estava grávida novamente, mas tive um aborto espontâneo. As duas vezes que engravidei minha médica receitou o ultragestan 200 mg. Insegura, tentei procurar outro médico, mas não deu tempo porque em menos de 2 meses descobri que estou grávida novamente. Voltei a mesma médica e ela receitou novamente o ultragestan 200mg duas vezes ao dia. Todos os dias percebo que escapa pouquíssimo líquido parece um sangue, mas bem fraquinho. Minha insegurança é tanta que tenho medo até mesmo de fazer o ultrassom que ela pediu e depois disso eu começar a sangrar muito, como já aconteceu antes. Acho que estou mais ou menos de seis semanas e muito preocupada, pois já tenho 40 anos e é meu primeiro filho.

    Por favor, me orientem.

  64. karen

    olá!!! Por favor me ajudem…
    Fiz uma inseminação artificial esse mes de julho,estou fazendo uso de utrogestan, meus seios estão bastante doloridos,as veias bem aparentes,os bicos então.Mas tenho medo de que possa ser apenas do hormônio…
    E se eu estiver grávida, os meus exames de hormônios deram normais, eu vou precisaficar fazendo uso da progesterona????
    Por favor me respondam…

  65. Oi tive um aborto espontaneo em abril, fiz o ultrasson e estava tudo bem. Mas sem programar fiquei gravida em junho, hoje estou tomando o progesterona e estou de 9 semanas, mas tenho medo que o embrião não seja saudável, existe esta possibilidade, pelas ocorrencias que tive????

  66. Cau

    Bom dia!
    Estou grávida de 6 semnas. Fui fazer ultrassom e descobri além do saco gestacional do bebê, tem mais dois, segundo o médico vazios o que será que pode acontecer? será que terei sangramento para expeli-los, ou pode ser que em algum deles terá outro bebê que não foi visualizado na gravidez?
    Estou ansiosa, por favor me ajudem!!!

  67. Simone

    Ola eu estou de 6 semanas com pouca colica e com borra de cafe saindo de vez enquando. Fiz ultrason e deu normal, minha GO indicou utragestan via vaginal de 8\8 horas. Percebo que sempre que tento evacuar sai borra de cafe novamente e com esse susto eu sempre paro e fico com medo de tentar dinovo (de evacuar) o que faco?? isso e normal?? tenho medo de continuar e abortar…

  68. eline

    Meu b HCG deu 1000, pela DUM 6 semanas, mas a médica n conseguiu ver embrião. Como tenho miomas ela teve certa dificuldade no usg. Será que pode ser uma gestação anembrionada??

  69. Estou grávida de cinco semanas e no sabado tive relação com meu marido , na hora que fui tomar banho estava sangrando um pouco , logo parou , depois não saiu nada , na terça feira percebi que ao me limpar estava saindo um corrimento marrom claro, marquei uma ultrassom , o médico falou que estava tudo normal, ele me indicou progesterona para colocar dentro da vagina , coloquei ao deitar e hoje quando fui ao banheiro saiu em maior quantidade um liquido amarronzado e depois parou , só sinto dor no lado direito das costas e de vez em quando uma fisgada na barriga, será que posso estar perdendo meu bebe???

  70. Mayara

    Olá, queria uma informação, fui ao GO ontem e fiz a primeita ultra, estou com 7 semanas e 4 dias , o baby está com 12mm e ouvi os batimentos, está td normal com o feto, porém estou com um descolamento trofoblástico fúndico de 1×9 por 0,6cm, o GO me receitou ultrogestan 200g e repouso, mas continuo trabalhando, mas não faço esforço apenas ando as vezes. Queria saber se a probabilidade de aborto é muito alta?

  71. Tatiane

    Olá, Gostaria de saber o seguinte; Tive um aborto há dois meses, não percisou de curetagem, quando o sangramento veio minha GO passou o ultragestan dois por dia e muito repouso, tomei por dois dias mais n adiantou acabei abortando no terceiro dia. logo deois recebi o meu resultado do progesterona e vi que estava baixo 1.5 ng/mL.. acho que foi por isso! então minha pergunta é se eu engravidar de novo assim que descobrir posso tomar o ultragestan?? tenho medo de não dar tempo de fazer um novo exame e esperar assim posso perder de novo… aguardo,,,

  72. NALVA

    Oi, gostaria de saber de vcs o seguinte: eu faço uso de prodesterona a 7 meses de 200mg via vaginal um comp. a noite, começo no 15ª dia, a medica falou que é para segura, já que eu já tiva dois aborto.Mas o caso que esse tempo todo espero engravidar e nada.será que a dosagem é pouca? outra coisa já fiz todos os exames e todos estão normal.
    preciso de ajuda, aguardo resposta.

    • Roselane Sacramento

      Antes de qualquer coisa, controlar a ansiedade é fundamental, pois eu bem sei o que é isso …. Pois demorei para engravidar e quando engravidei, perdi no mês seguinte. Fiquei arrasada, mas se não fosse esta perda, teria sofrido várias outras, porque foi a minha médica atual que descobriu que tenho insuficiência da progesterona. Engravidei 03 meses depois, foi uma gravidez de muita luta mesmo, 04 descolamentos, progesterona direto, muito repouso, internação, e com 28ª semana, o colo abriu porque resolvemos parar a progesterona, então voltei a progesterona e repouso absoluto até 36 semanas, e minha Gabriela, nasceu em 13 de outubro 2011, linda, mas me pregando um grande susto, pois tinha uma circular do cordão umbilical, que acabou levando-a sofrimento fetal agudo, parando de mexer … Mas Deus é maravilhoso e tudo correu bem e hoje, ela tem quase 03 meses e tá linda linda …. Pense positivo e acredite no Senhor que ele fará vc passar pela sua prova e sairá com vencedora! Abraços

    • Ariane

      Oi Tatiane, eu tbm tive um aborto dia 21-12, praticamente vespera de natal, fiquei arrasada. Eu estava de 6 semanas e 5 dias, desde o início eu tive um pequeno sangramento, mas fazia ultrassom e sempre dava tudo ok com o bebê. Tive infecção de urina, precisei tomar antibiótico. Tive tbm uma gripe muito forte e tosse, que tive que tomar xarope e fazer inalação fiquei internada. Passada uma fase crítica, e 15 dias de repouso a médica me receitou a progesterona para eu tomar, mas achei super estranho pq todas as pessoas que eu conheço usam na vagina e não oralmente. No segundo dia que estava tomando era uma dose de 200, eu abortei, mas tive que fazer curetagem, aí fico me perguntando se nao foi o fato de eu ter tomado e não usado a progesterona. Alguém sabe me explicar alguma coisa?

  73. Beth

    Ola! E minha 1a gravida stou cm 21 semanas,tenho miomas e utero bicorno,tomei progesterona ate 15 semanas. Stou sentindo muita dor no pe da barriga do lado squerdo descendo p perna e tbm nas costas,sera q se tomar progesterona vou melhorar? Nao quero perder meu filho, pois ja tenho 36anos.

  74. maria

    Ola estou gravida de 11 semanas e estou tomando utrogestan gostaria que alguem me respondesse se com o uso deste medicamento influenciará no sexo do bebe pois quero muito uma menina.obrigada se alguem tem uma resposta para mim.

  75. maria

    gostaria de saber se o uso de utrogestan durante a gravidez facilita para que o bebe seja uma menina meu progesterona esta normal nao tive sangramento a medica receitou somente por que tenho 38 anos e é para afastar o risco de aborto estou com 11 semanas gostaria de uma resposta em portugues por favor.

  76. sandra freitas

    estou de 16 semanas com sangramento tipo borra de café a 20 dias estou fazendo uso de ultrogestam eu tenho 36 anos e minha 6 gestação, já tive 5 filhos todos de parto normal e nunca tive nenhum sintoma desse tipo, alguém pode me ajudar.

  77. RITA DE CASSIA C ANGELONI

    Estou na segunda tentativa de FIV .Na primeira tive sangramento,mesmo assim o exame deu positivo,como a dosagem do hormonio começou a baixar os medicos preferiram interromper;pois acharam q estava desenvolvendo nas trompas.Agora fiz de novo a FIV,no 8 dia comecei a ter um pouco de sangramento cor avermelhado com umas ramificaçoes;continuo com o ultrogestan mas por via oral,antes por via vaginal por causa desse sangramento.Estou tendo dores na costas;vou fazer o exame dia 18/12 pra saber.Gostaria de saber mais .OBRIGADA

  78. whanda

    Ola eu queria saber uma coisa estou fazendo o uso de utrogestan estou com 6 semanas de gestação e tive um leve corrimento marrom clarinho mais foi so um dia e ja passou meu medico me receitou utrogestan sem fazer nenhum exame de hormonio estou com medo de continuar ate a 12ª semana como ele recomendou pois posso estar com um nivel de hormonio normal sera que isso traria algum problema para meu bebe se estivesse usando utrogestan sem necessidade.
    aguardo uma resposta.

  79. Adriana

    A data da minha última monstra foi 04/11/2011. Fiz o beta hcg em 05/12 e deu 269,0 mUI/ml. Hoje fiz novamente, dia 23/12/2011 e deu 14931 mUI/ml. Gostaria de saber se está normal. Fiz uma eco e acusou uma semana de diferença entre a idade considerando a DUM e a idade gestacional. Pode haver essa diferença? Além disso apareceu na eco o saco gestacional de 1,01 cm e vesícula de 0,5 cm, mas não apareceu embrião e segundo o laudo isso se dá por possível precocidade da gravidez. Podem me ajudar? Obrigada.

  80. Fernanda

    Estou gravida estou com 13 semanas e 3 dias e estou no meu primeiro 1 trimestre sabado tive um sangramento ñ foi tão forte mais fiquei assustada fui para o hospital chegando là passei pelo toque e fiquei internada durante 1 dia e meio me deram um remedio na veia e me passaram o progesterona para engeta na vagina td bem fiquei no hospital e o sangramento parou a médica fez a ultrasom e viu que estava td bem comigo e o bebe e fiquei aliviada. Continuação no comentário de baixo

  81. Fernanda

    Estou gravida estou com 13 semanas e 3 dias e estou no meu primeiro 1 trimestre sabado tive um sangramento ñ foi tão forte mais fiquei assustada fui para o hospital e fiz o toque e fiquei onternada por 1 e meio e fiz a ultrason e viram que estava td bem comigo e com o bebe saindo de là o médico me receitou o progesterona. O uso do progesterona vai prejudicar o meu bebê e a mim pelo fato de ser 60 dias ingerindo estou assustada com medo de prejudicar o meu bebe??

  82. Rubia

    Olá, preciso urgente de uma informação, tenho 35 anos, tive 3 abortos espontaneos por incompetencia istimo cervical, depois tive uma 4 gravidez, tenho uma princesinha de 5 anos, mas para consegui-la tive que antes de tudo ter muita fé em Deus, fazer repouso absoluto no leito, usei inibina e dactil ob, e agora estou grávida novamente de 8 semanas, meu médico disse para eu usar Utrogestan até o final da gravidez, estou na dúvida pois na bula diz que que deve ser usado somente até as 12 semanas, alguém aqui já usou tanto tempo assim, até o final da gravidez???? Aguardo… obrigada….

  83. regiane de fatima castelanelli

    ola meu nome e regiane , tenho trinta e quatro anos eu tenho uma filha de 16 , ja faz um ano que engravidei e perdi estava de semanas . e agora estou de tres mes e meio, começou deser uma bora de cafe bem poquinha . e um dia desceu um sangramento , fui ate o hospital e a medica disse que meu bebeb esta otimo . e me deu pra eu tomar ultragestam . e mandou eu fazer repouso .. veis poderia me ajudar ? sera que minha gravides vai dar certo . vou ter uma gravides boa e o bebeb vai vim perfeitinho .. me ajude por favor . me mande um emeil urgente .. amedica disse que esta bem masi estou com medo jamais quero perder meu bebeb …

  84. Viviane Silva da Gama

    Boa tarde,
    Estou grávida de 7 semanas e fui submetida a uma laparotomia para retirada de um cisto intra ovariano torcido de 8 cm, e também retiraram minha trompa e um ovário, fui indicada para colocar progesterona de 200mg intravaginal para não acontecer um aborto, nos primeiros dias tive uns sangramentos, mas durou uns 3 dias. Quero a informação se o procedimento adotado pela equipe médica que me operou está correta e se eu corro risco de perder meu bebê, ou até se tem algum outro tipo de tratamento melhor a ser indicado que eu possa conversar com meu médico para está utilizando.
    Obrigada,
    Aguardo retorno.
    Viviane Gama

  85. ana Roberta

    eu queria fazer uma pergunta, estou preucupada fiz o teste betahcgqualitativo deu positivo mas porque nao apareceu nada na transvaginal e eu estou sagrando e com colicas?

  86. regiane de fatima castelanelli

    estou lhe dizendo que estava com pobrema no começo da minha gravides , tive um corrimento como fosse uma borra de cafe e um sangramento a medica mandou tomar ultragenstam 200 . graças a deus hoje estou com 5 mes e nao me deua mais nada graças a deus . entao amigas tome certinho que vai dar cetinho . bjs e uma otima gravides a todas como eu

  87. Alessandra do Valle Siquieri

    ola amigos, tenho quarenta e um anos 4 filhos( todos homens ). Agora estou na minha quinta gestação e de 3 semanas…Estou anciosa para completar as 12 semanas e voltar a ter uma vida normal…O meu filho mais velho tem 20 anos e o mais novinho 2 anos e 10 meses…Peço a deus uma criança com saúde… e quem sabe para encerrar com chave de ouro uma menina….
    Orem por nós…

    Alessandra

  88. paula

    tive um pequeno descolamento 13 mm x 5mm e o medico do ps nao receitou ultrogestan por que estava com gardnerela, receitou soh repouso, o go do pre natal disse q nao recomenda progesterona, pq nao eh bom segurar um bebe se o corpo nao quer…tres dias apos, dei uma saida, sem mto esforço, apenas andei, e tive sangramento vivo, corr pra maternidade e o coraçao do bb nao estava mais batendo.
    agora estou esperando expelir, minha duvida era se deveria ter tomado pra ter segurado o bebe, se adiantaria mesmo com a gardenrela (infecao ginecologica), e confiei no medico do pre natal, mas tenho medo de engravidar novamanete , acontecer descolamento e ele nao receitar o utrogestanm e eu perder denvovo, dessa vez vou tratar mto essa infeccao e esperar que ela nao volte na gravidez, como foi o caso, nao tinha nd e na gravidez deu, mas nao tratei com a pomada por outros medicos serem contra o uso de pomadas no inicio. e depois do descolamento o msms medico deisse que seria soh repouso sem progesterona, pq nao eh bom tomar hormonio na gravidez, segurar um corpo, que devia ser genetico meu, e nao por causa da infeccao.alguem poderia me esclarecer,se poderia ter tomado mesmo com a infeccao, e se o bebe tivesse com ma formaçao, dev ficar usando isso pra segurar, eu estava com 9 semanas e um dia qdo o coraçao parou. estou muito triste

  89. Denise Barbosa

    Olá boa tarde,gostaria que vcs pudessem me responder: Tomei Indux do 5º ao 9º dia do ciclo,agora estou aguardando entrar no 17º dia do meu ciclo para Usar o Utrogestan de 200mg. A dúvida é essa: Utrogestan vai me ajudar a engravidar? Obrigada.

    Denise.

  90. Karla

    Ola, estou gravida de 5 semanas .. trat. com Clomid. Fiquei sabendo do resultado ha uma semana. Estava me tratando com um especialista em infertilidade e fazendo os exames periódicos de rotinas com minha GO. O fato é que já tive um aborto espontâneo, minha GO falou para eu tomar progesterona e o especialista disse para eu não tomar! Agora to mais perdida que cego em tiroteio, não sei se tomo se não tomo, Por favor me deem uma orientação! Muito obrigada

  91. oi tenho 36 anos ,ja tive dois filhos e agora estou tentando o terceiro mas ja tive dois abortos um em agosto de 2011 e o outro em janeiro de 2012,fiz todos os exames e esta tudo bem,GO me receitou assim q eu engravidar fazer o uso do utrogestan,mas como todo as mulheres q ja tiveram aborto estou com medo,a esqueci de falar tenho hipotireodismo.o que faço me ajudem por favor.

  92. jakeline garrilho

    estou com 35 a 36 semanas , passei mal e fui ao medico para falar com ele e ele me passou o utrogestan ele me disse que e para aliviar as contrassoes que estou tendo,mas muitas munlheres falou para eu nao tomar p q esse medicamnto e para segurar o feto, como eu ja estou com a minha filha encaxada e o medico disse que e ja estrei em trabalho de parto e me passou para aliviar a dor? quero saber se dvo procurar outro medico para saber se isso esta correto pesso ajuda.

  93. ludmilla

    Olá estou de 7 semanas e tive ja dois sangramentos e sempre fico com uma borra marrom, o medico me receitou utrogestan 200mg durante 14 dias, estou usando ele ja faz 7 dias , e estou muito preocupada o que devo fazer pq o sangramento voltou?

  94. JOANA EMANOELLY

    olá meu nome é Joana, tive um aborto espontâneo aos 3 meses mesmo tomando DACTIL OB e agora estou gravida novamente. Só que tive um sangramento mas o medico não receitou o uso da progesterona posso tomar mesmo assim? e se a risco pro meu BB
    o que acham:?

  95. dayenemonteiro@hotmail.com

    oi!!! tenho 22 anos e estou gravida de 10 semanas e 4 dias e com 9 semanas tive um pequeno sangramento conhecido como borra de cafe, fiquei muito preucupada, logo liguei para minha go, ela passou progesterona 200mg, ja parou mas ainda estou com muito medo, no outro dia era minha primeira consuta do pre natal ela falou que era normal mas continuasse tomando ele, deu um atestado de 15 dias porq trabalho, pediu repouso total e nada de relação sexual, passou tambem uma ultrasom vaginal que vou fazer essa semana, estou muito preucupada tenho medo de perder mas tenho fe em deus que vai dar tudo certo e logo logo vou ter meu bebe nos meus braços… o que voçes acham do meu caso?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: